quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Pais e Professores - Uma Parceria Que Dá Certo





Vivemos uma época de amplas reflexões sobre o crescimento do ser humano em seu contexto individual, social, espiritual, cognitivo e físico.

Iniciar uma criança em seu processo educativo de ensino/aprendizagem, e possibilitar que ela se desenvolva de modos a inserir dentro de seu viver, hábitos que lhe possibilitem exercer continuamente a descoberta de saber, não é tarefa de um só elemento ou de um só sistema, mas sim de todos que por ventura tenham a possibilidade de conviver com ela nos anos em que se estabelecem as bases de sua aquisição de conhecimento.

Os sistemas que vão estruturar, delimitar e direcionar essas bases deve antes de tudo, estar ligados em pressupostos, filosofias, objetivos e ações que expressem os mesmos níveis de exigências.

Ora, a família é indiscutivelmente o grupo idôneo para cuidar da intimidade de seus membros, mas também deve proporcionar uma abertura tal do processo de enriquecimento pessoal que cada um deles se sinta pertencente e parte desses microgrupo, mas também se vincule de uma forma proativa ao macro grupo, à comunidade a que está inserido, fazendo da escola, dos currículos culturais pré-determinados, a fonte de seus conhecimentos, capacidades e habilidades.

Segundo William Damon, um dos protetores da infância e da adolescência, a inter-relação desenvolvida entre escolas e família é edificada na trilogia de que a educação se processa sedimentada em seis mãos: da criança, dos pais e da escola. E que só a uniformidade de conteúdos criará a unidade de ações que possibilitará o desenvolvimento harmonioso e moralmente sadio do ser humano.

É necessário, pois, a interação entre escola e família. Que pais e educadores reúnam-se e esclareçam ideias, desvinculem temas e estabeleça uma linha de ação conjunta, quais sejam:

* Estabelecer elos de estruturação, consistência e vinculação no contexto de informação, participação, colaboração e responsabilidades dos grupos sócias (família e escola) no processo de ensino/ aprendizagem dos nossos educandos, oportunizando o desenvolvimento de: profissionais competentes, cidadãos responsáveis, Amigos leais, membros responsáveis de uma família e produtores de valores.

* Estabelecer relações de convivência entre a comunidade de pais e a escola;

*Delinear uma unidade de pensamento a respeito dos níveis de exigência de conteúdos atitudinais, procedimentais e cognitivos dos alunos;

* Explorar zonas de responsabilidade e comprometimento em parceria do processo educativo;

* Desenvolver uma cultura de compreensão, entendimento e participação no processo de atendimento corporativo (escola-família) das necessidades individuais e coletivas durante os anos de escolaridade;

* Possibilitar uma comunicação efetiva, estimulante e motivadora da escola como prestadora de serviços e da comunidade de pais como clientela;

* Fortalecer o diálogo com a comunidade de pais, não só com equipe pedagógica como também entre professores e pais, em benefício dos educandos.


Gilda Lück: Mestra de Educação pelo Lesley College (EUA)

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