Pesquisa aponta falta de interesse dos
vestibulandos pela licenciatura
O interesse pela carreira
docente está diminuindo não apenas no Brasil (Clique aqui), mas também em outros países do mundo. É o que mostra a pesquisa
realizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC), cujos dados foram divulgados em
2009. De acordo com o estudo, em outubro de 2008, a Organização Internacional
do Trabalho (OIT) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e
Cultura (UNESCO) revelaram preocupação com a desvalorização do magistério e com
a falta de interesse dos jovens por essa profissão. Mesmo a Finlândia, país
conhecido pela excelência no sistema educativo, tem se preocupado em tornar a
carreira de professor mais atrativa.
“Não é só a questão salarial que conta na hora de escolher a carreira docente. O principal motivo é a valorização profissional e a consciência que a carreira demanda um grande esforço, e esse esforço envolve uma outra pessoa, o aluno. É uma relação dúbia: os jovens acham que é uma profissão nobre, mas que é muito difícil. O que chama atenção na pesquisa é que a carreira docente não é valorizada pela sociedade, os pais não incentivam os alunos para que se tornem professores”, diz Patrícia Albieri de Almeida, uma das pesquisadoras envolvidas no projeto.
A pesquisa foi realizada com 1501 alunos do Ensino Médio de oito cidades brasileiras. Somente 2% dos entrevistados escolheram Pedagogia ou alguma outra licenciatura como primeira opção de ingresso à faculdade. A maioria optou por disciplinas desvinculadas da carreira docente (83%). E quais as razões para não ser professor? Os alunos responderam que não se identificam pessoalmente com a atividade (78%). O segundo fator mais citado foi a baixa remuneração (25%).
“O resultado é preocupante, e o Brasil já sente as conseqüências do baixo interesse pela docência. As salas de aula têm cada vez menos professores de Química, Matemática, Física... Para reverter esse quadro precisamos de políticas e ações continuadas. A mídia também tem um papel importante. Geralmente são veiculadas só notícias negativas sobre o ensino, e isso desmotiva os alunos. A licenciatura precisa ser valorizada na própria universidade pública, pois se prestigia mais o bacharelado do que a licenciatura. É importante acabar com a prática de tirar o professor da sala de aula para que ocupe outros cargos na instituição. Precisamos entender também que o mundo mudou, o aluno mudou, existem novas demandas. É fundamental trabalhar em várias frentes para tornar a carreira mais atrativa de novo”, completa Patrícia.
Comentário: Acredito que a tendência é
complicar ainda mais e tornar mais complexo a sua resolução!
Nenhum comentário:
Postar um comentário