Apenas 42,8% dos alunos
que concluem o 3º ano do ensino fundamental têm as habilidades em matemática
esperadas para a série, segundo pesquisa divulgada hoje (7) pelo movimento
Todos Pela Educação. O nível dos estudantes foi medido pela Prova ABC, aplicada
em 250 escolas de todo o país em 2011, avaliando o desempenho em escrita,
leitura e matemática.
Para a escrita, 53,3% dos
alunos tiveram desempenho considerado satisfatório, (clique aqui) com
base nas escalas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), metodologia
do Ministério da Educação. Em relação à leitura, o índice de estudantes com as
habilidades esperadas ficou em 56,1%.
A Região Norte obteve o
pior resultado em matemática, apenas 28,3% dos estudantes tiveram o resultado
esperado para a série. O Sul conseguiu o melhor resultado na disciplina, com
55,7% dos alunos apresentando bom desempenho.
Em relação à redação, o
Nordeste teve o desempenho mais baixo, só 30,3% dos estudantes apresentaram
domínio da escrita de acordo com a série que cursavam. A região também teve o
menor percentual de alunos (42,5%) com habilidade de leitura satisfatória. O
Sudeste é a região com o melhor resultado para a prova de escrita (65,6%).
Na rede particular de
ensino, o percentual de alunos com bom resultado em matemática foi 74,3%, mais
do dobro do verificado na rede pública, 32,6%. Na prova de redação, 80,7% dos
estudantes do ensino privado tiveram desempenho satisfatório, contra o
percentual de 44,3% verificado entre alunos das escolas públicas.
Proporção semelhante foi
apresentada na avaliação de leitura, em que 79% dos alunos da rede particular
se saíram bem e apenas 48,6% dos estudantes do ensino público tiveram um bom
resultado.
Um dos fatores apontados
pela pesquisa para a diferença entre os alunos do ensino privado e o público é
o acesso à educação pré-escolar. "Uma explicação para esse resultado é que
a maior aprendizagem na rede privada está relacionada ao fato de seus alunos
terem melhores condições sociais e econômicas e de terem cursado a pré-escola.
Tais condições ajudam a explicar, mas não deveriam justificar tal diferença
entre as redes", ressalta o estudo.
Comentários: A grande questão é: Diante deste
fato, quais deverão ser as estratégias para aumentar verdadeiramente este
índice e preparar esses alunos para o que devem aprender?
Nenhum comentário:
Postar um comentário