PODEMOS DIVIDIR O PLANEJAMENTO EM:
OBJETIVOS, COMPETÊNCIAS, CONTEÚDO PROGRAMÁTICO,
METODOLOGIA, AÇÃO DIDÁTICA, HABILIDADES, AVALIAÇÃO E BIBLIOGRAFIA. SEGUE ABAIXO
UMA SÍNTESE DE CADA ELEMENTO:
Os OBJETIVOS abrangem seis grandes áreas do
conhecer:
• Conhecimento – Conhecer,
apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer e
relatar;
• Compreensão – Compreender,
concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar;
• Aplicação – Aplicar,
desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar,
traçar;
• Análise – Analisar, comparar, criticar,
debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar;
• Síntese – Sintetizar, compor, construir,
documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar;
• Avaliação – Avaliar, argumentar,
contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar;
Todo OBJETIVO tem que ter um verbo do CONHECIMENTO e
outro da AVALIAÇÃO. Objetivo não se repete verbo.
COMPETÊNCIAS – Tem que ter verbos da COMPREENSÃO e da APLICAÇÃO.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO OU EIXO TEMÁTICO – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
quando for sobre a apostila/livro na sua totalidade e EIXO TEMÁTICO quando for
apenas de uma parte/capítulo.
METODOLOGIA – Aula expositiva dialógica (Vice-Versa), exposição via televisão
ou via televisão/DVD de filme, documentário, clipe e etc. Exposição de
transparências via projetor, elaboração de fichamentos, resumos de textos
pré-selecionados, mapeamentos, resolução de exercícios, aplicação de mini
aulas, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, TV, dvd).
AÇÃO
DIDÁTICA – Separada por momentos,
descreve de maneira breve o que se vai trabalhar na sala de aula, só pode ter
verbos terminados em MENTO e AÇÃO. Exemplo:
Primeiro Momento
Segundo Momento
Terceiro Momento
HABILIDADES – O que o aluno deverá desenvolver/adquirir durante as aulas,
usando os verbos no substantivo.
AVALIAÇÃO – Forma com que o aluno será avaliado pelo professor.
BIBLIOGRAFIA - Apostila ou livro onde se teve o embasamento para a aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário