quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Cativando Alunos para o Ano Seguinte e Atraindo Outros



Sugestões contra evasão escolar e para se conquistar alunos novos

Autor: Robson Castro


Sabemos que uma campanha de matrícula em uma escola se inicia no início do ano anterior a ela, e tudo o que for feito durante o ano refletirá nos resultados da instituição.

Com a chegada do ano letivo, é importante que a direção da escola se organize no sentido de preparar os aspectos físicos da instituição, pois é a primeira impressão que fica na mente do pai que procura uma escola. E com isso a limpeza dos espaços é de fundamental importância para o bom andamento das aulas e também para a captação de alunos.

Pensando numa boa liderança em relação ao gestor escolar, pôr em prática o desejo de se ter uma escola apresentável, para conquistar novos alunos e manter os que ali já estão matriculados, é talvez o maior dever do mesmo. Mas o que fazer para que a evasão escolar não aconteça?

Primeiramente, cuidar da estrutura física da escola, afinal, esse aspecto é muito importante. Se a escola for pública, não é motivo para ser feia, desmazelada e mal cuidada. Pelo contrário, como elemento de motivação e atração, deve estar preparada para receber os alunos que querem ali estudar, apresentando-se limpa, pintada, com carteiras arrumadas, pátios enfeitados com trabalhos dos alunos – demonstração de satisfação de quem já está estudando ali, cartazes convidando outros alunos a estudarem naquela unidade, serviço de jardinagem feito, bebedouros limpos e arrumados, parque com brinquedos inteiros, quadra devidamente coberta e pintada, enfim, tudo o que for de aparência física da escola deve estar de forma atrativa.

Além desses aspectos, os serviços prestados pela escola devem ser qualidade ímpar, mostrando em todos os seus aspectos, excelência nos serviços prestados por ela, desde o primeiro atendimento na recepção ou secretaria de forma eficiente, até o gerenciamento das insatisfações e problemas que alguns pais trazem para a escola resolver. A simpatia das pessoas que apresentam o espaço para a comunidade é fundamental, mostrando que são bem-vindas ao local, que ali existe respeito e consideração pelos integrantes da comunidade escolar, enfim, saber cativar as pessoas que querem fazer parte desse grupo e as que já o integram.

A qualidade do trabalho pedagógico também é de grande importância. Não se pode deixar de lado que um dos agentes motivadores dos estudantes é ver o retorno de sua luta através das novas aprendizagens, de boas notas, de se ter espaço para pesquisas e discussões que tornam os sujeitos diferentes – através de uma escola democrática.

Outro fator de extrema relevância é a segurança. A segurança de uma escola é um motivo para o pai colocar ou retirar seu filho, sabendo que a escola é segura desde a entrada até a saída é uma oportunidade de manter e captar alunos. Todos os pais ao deixar o aluno na escola, ele espera ter a tranquilidade de saber que ele está num ambiente seguro, que não sofrerá riscos.

 Outro ponto são as programações e eventos promovidos pela escola também pode manter e captar alunos. Sabendo que programas bons e bem organizados refletem em satisfação.

Diferente da educação do passado, onde muitos eram barrados pelos exames de admissão, a escola de hoje não pode mais ser aquela que gera insegurança. Décadas passadas o aluno devia correr atrás da escola, a demanda era maior que a oferta, e hoje a realidade é o oposto. Escolas atuais devem ter o seguinte pensamento: Devo fazer o possível para manter meu aluno em minha escola e captar outros para minha sobrevivência.

Quando o aluno gosta da escola e o pai está satisfeito com os serviços prestados pela instituição, cria-se então o que chamamos de fidelização de clientes, e consequentemente este faz a propaganda gratuita para a escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário