Comentários: Quer
ser diretor de escola? Primeiro ame ser educador e goste de gente! Aprenda a
ser humilde e ao mesmo tempo tenha pulso, aprenda a ouvir seus colaboradores,
ouça o seu cliente, cumpra com o que prometer e acima de tudo coloque Deus no
centro de seu trabalho!
Autora:Prof.
Jussara de Barros
Quem
pensa que tarefa de diretor é fácil está enganado, seu trabalho não se limita a
ficar sentado atrás de uma mesa, assinando cheques, lidando com prestadores de
serviços, fazendo compras, reposição de materiais, etc. Ao contrário, o diretor
é o gestor da escola, a cabeça que pensa em todos os detalhes para que não só a
educação naquele espaço escolar seja de qualidade, mas o atendimento à
comunidade, pais, alunos e funcionários.
O
diretor de uma escola deve ter os olhos e ouvidos abertos, percebendo o que
está certo ou errado, o que não funciona, em que aspectos pode melhorar em si
mesmo, nos professores, nos alunos, nos objetivos da escola, na disposição do
tempo, na visão que os outros fazem da instituição, nas suas próprias atitudes
e habilidades. Precisa perceber a importância de capacitar seus professores a
fim de que se vejam como ótimos profissionais, criando autoconceito positivo
nos mesmos. É muito bom saber que o diretor da escola está satisfeito com o
trabalho que desenvolve, isso causa motivação, e trabalhar motivado é o caminho
para o sucesso.
É
importante que o diretor valorize o que cada um tem de bom, demonstrando seu
nível de satisfação com os mesmos. Isso acontece quando fala aos pais dos
alunos sobre as conquistas alcançadas, sobre os projetos e metas que serão
atingidos. Esses objetivos devem ser traçados pelo grupo, pela equipe
pedagógica e administrativa da escola. Não pense que fazer uma lista de
objetivos e distribuí-la para o pessoal será elemento motivador.
Pelo
contrário, decisões arbitrárias são totalmente desmotivadoras, castradoras,
pois limita o trabalho a ser desenvolvido na sala de aula. Os professores são
os gestores das aulas, devem ter autonomia para trabalhar e seguir os caminhos
que consideram mais importantes, os melhores caminhos.
Promover
cursos com psicólogos e outros profissionais da educação, palestrantes,
montando um cronograma de estudos, formação contínua dos profissionais que
lidam com os alunos e pais é fundamental, pois manter a atualização, abrir
espaços para discussões do grupo, além de ouvir palestras sobre temas do
cotidiano escolar é muito importante. Palestrantes bem qualificados também são
motivadores dos profissionais, fortalecem a intenção profissional de cada
sujeito, servem de exemplo para todos.
Trabalhar
com pensamento positivo também deve ser uma forma presente na escola, adotada
pela direção e pelos funcionários. É importante manter afirmações positivas
tanto do trabalho como dos alunos. Parar de achar difícil dar aula para essa ou
aquela turma porque é a turma de um aluno que não participa das aulas e desafia
o professor o tempo todo. É melhor criar uma forma de chamar a atenção desse
aluno, conquistando-o para o processo de aprender, compartilhar, trocar
experiências positivas.
Os
sonhos não devem ser deixados de lado. Idealizar os caminhos aos quais se
pretende seguir, obter grandes resultados, conquistas inesperadas, acreditar
sempre na força da instituição é preciso. Para que a escola cresça é necessário
idealizar o seu tamanho, em que patamar pretende-se chegar.
Uma
escola com nome de “escolinha”, sempre será uma escolinha; uma escola para
atender um número limitado de alunos, sempre terá aquele número – ou menos,
pois não se prepara para crescer; manter a ideia de poucas verbas para se
investir também paralisa os sonhos, os ideais. Trabalhar com metas a serem
atingidas, objetivar os caminhos a serem percorridos e superados é o melhor a
se fazer para que a instituição cresça; e, com ela, professores, alunos,
comunidade e direção. Pense nisso!
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