Comentários: Me lembro de um lugar onde
trabalhei, e quando chegava naquele ambiente de clima pesado meu humor mudava
naturalmente. Não a nada pior para um colaborador de uma escola ou empresa
trabalhar em um ambiente cheio de fofocas, mentiras, colegas de trabalho
querendo prejudicar outros, enfim, o clima em que os funcionários estão, podem
favorecer ou prejudicar tanto a empresa quanto o servidor. O líder tem o DEVER
de prevenir e proporcionar um clima agradável entre as paredes de sua
instituição, fortalecendo a sua gestão de pessoas e trazendo mais benefícios a
todos.
“SEUS COLABORADORES ESTÃO
SATISFEITOS POR TRABALHAREM NA SUA EMPRESA?”
Esta pergunta pode ser um incômodo
para empresários ou administradores que nem sequer pensaram em fazê-la, um dia,
a seus colaboradores, mas poderá se transformar em uma verdadeira tragédia
quando a fazem, pelas respostas que poderão contrariar tudo aquilo que se
imaginava a respeito de como anda o ambiente de trabalho na empresa.
Mas chegará o momento em que não
haverá como fugir dessa questão e, talvez, da constatação, trazida pelas
respostas dos seus colaboradores, de que você não está conseguindo gerir, de
maneira proveitosa, o clima organizacional.
Furtar-se de perguntar e de
avaliar como anda o clima é uma atitude característica da chamada “gestão
avestruz” que, para não enfrentar um problema, esconde a cabeça imaginando que,
assim, estará evitando a realidade que, no fundo, não deseja conhecer.
Por outro lado, enfrentar as
opiniões corajosamente, tomando conhecimento daqueles pontos que podem estar
criando um clima ruim entre seus colaboradores, e realizar ações para
corrigi-los, poderá ser a diferença entre manter a empresa viva e competitiva
ou faze-la desaparecer frente à concorrência.
Em resumo: não há muita escolha!
Agora ou daqui a pouco, por vontade própria ou pressionado pela situação, a
avaliação do clima organizacional da sua empresa será uma realidade. Portanto,
se é inevitável, não relaxe, esperando que as circunstâncias acabem forçando
você a realizá-la: coloque mãos à obra. Investigue, analise os resultados e, a
partir daí, estabeleça e implemente as ações que, se for o caso, tornarão o
ambiente de trabalho mais motivador.
CONCEITO DE CLIMA ORGANIZACIONAL
O Clima Organizacional dentro de
uma empresa não é algo simples de ser analisado, porque ele se apresenta
difuso, nebuloso e sem contornos bem definidos, dificilmente se mostrando claro
aos olhos dos administradores que procuram avaliá-lo e entendê-lo. Até por
isso, pouca coisa existe sobre o assunto na literatura administrativa ou de
Recursos Humanos. Entretanto, são encontradas algumas definições desenvolvidas
por estudiosos e pesquisadores, não só nacionais mas também internacionais, que
procuram explicar o significado de Clima Organizacional.
Dentre as definições de Clima
Organizacional mais conhecidas, destacamos as seguintes:
Flávio de Toledo e Benedito
Milioni, que no Dicionário de Administração de Recursos Humanos definem:
“Clima Organizacional é um conjunto de
valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes
em uma organização“.
O consultor norte-americano Stanley M. Davis diz que:
“Clima organizacional é uma avaliação
de até que ponto as expectativas das pessoas estão sendo atendidas dentro da
organização”.
Warren G. Bennis, outro consultor
norte-americano diz:
“Clima Organizacional é um conjunto de
valores ou atitudes que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com
as outras e com a organização”.
O professor George H. Litwin diz
que, na sua opinião:
“Clima Organizacional é a qualidade do
ambiente dentro da organização, e que é percebida pelos membros dessa
organização como sendo boa ou não, e que influenciam o seu comportamento“.
Como se nota, existe uma ideia em
comum nas definições acima: em todas elas, o Clima Organizacional está ligado,
diretamente, à maneira como o colaborador PERCEBE a organização com a sua
cultura, suas normas, seus usos e costumes, como ele INTERPRETA tudo isso e
como ele REAGE, positiva ou negativamente, a essa interpretação.
A conclusão é que o Clima
Organizacional não pode ser “criado” pela organização, no sentido literal de se
produzir alguma coisa num determinado momento, mas é algo que já existe, vivo e
atuante, dentro dela, resultante, principalmente, de fatores internos, das
decisões tomadas e da maneira como o pessoal é administrado pelos seus chefes,
e atinge o colaborador, diretamente, no que diz respeito à percepção que ele
tem da empresa, induzindo-o a determinado comportamento.
Também não podemos esquecer que,
sendo a organização um verdadeiro universo de diferentes interesses, consequência
de posturas pessoais e profissionais diferenciadas, modo de vida diversificado,
maneira diferente de encarar o mundo, não existirá uma só empresa em que todas
as pessoas que dela participem tenham conceitos e valores uniformes. Não é
correto acreditar que todos, dentro da organização, frente às suas políticas,
normas e costumes, interpretem e reajam da mesma maneira, tenham os mesmos
valores e a mesma intensidade de aceitação ou rejeição sobre os mesmos aspectos
ou acontecimentos da vida profissional e pessoal.
Isto significa que uma mesma
situação existente na organização, num determinado momento, será percebida de
maneira diferente pelos diversos grupos de colaboradores. Alguns terão uma
percepção positiva, e a considerarão uma situação agradável ou motivadora,
porque de alguma maneira ela atende suas aspirações e desejos. Outros, frente a
mesma situação, terão uma percepção negativa porque, de maneira contrária, ela
não atende suas motivações.
Podemos então afirmar que, além da
organização não criar o seu clima organizacional teremos, dentro de uma mesma organização,
diferentes climas organizacionais num mesmo momento, causados pelos mesmos
acontecimentos mas com efeitos diferentes nos diversos públicos internos,
causando sensações positivas para uns e negativas para outros.
Então, não é possível se falar da
existência de apenas um Clima Organizacional único e uniforme; o clima irá
variar de acordo com a situação psicológica e o estagio motivacional em que se
encontra cada colaborador e a maneira como ele interpreta o contexto da
empresa, através das informações recebidas ou percebidas no ambiente interno.
Clima Organizacional é...
“A maneira, positiva ou negativa, como
os colaboradores, influenciados por fatores internos ou externos à organização,
percebem e reagem, num determinado momento, ao conjunto de variáveis e fatores como as políticas,
os procedimentos, usos e costumes existentes e praticados pela organização“.
percebem e reagem, num determinado momento, ao conjunto de variáveis e fatores como as políticas,
os procedimentos, usos e costumes existentes e praticados pela organização“.
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