quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Resumo do Livro: Atitude! 3 – Como Fazer os Negócios Prosperarem Sem Gastar Um Centavo



Li e resumi outro livro muito interessante com o título "Atitude! 3 – Como Fazer os Negócios Prosperarem Sem Gastar Um Centavo" do autor Justin Herald. Herald traz experiências de sua vida empresarial e conta como conseguiu superar suas dificuldades de crescimento de sua instituição e como virou o jogo e obteve sucesso. De forma pragmática o autor revela as ações feitas por ele e que trouxe grandes ganhos para ele. E o melhor, ele ensina como fazer sua empresa crescer sem gastar grandes somas!



Capítulo 1 – Descobrindo Onde Está a Diferença


·          - Nunca presuma que todos sabem, é preciso mostrar.
·          - Pós-atendimento.
·          - Elemento diferencial, destaque!
·          - Clientes destaque e/ou de referencia em seu meio use-os em seu favor e atraia clientes.
·          - Ações simples podem produzir os melhores resultados.

·         Aspectos “normais ou irrelevantes” para você pode ser o fator decisivo para o sucesso.
·         Tente ver a sua empresa com os olhos do cliente.

A arte do marketing não está em descobrir métodos originais e inteligentes, está em apontar o obvio, o que já existe! Mostre os diferenciais aparentemente normais pra você que no dia a dia, não percebe, considerando fatos comuns. Mas mostre de modo que as pessoas que quer atingir parem e prestem atenção.

A expressão vender o “chiado da fritura e não a linguiça”. Não se trata de criar novos aspectos para a empresa, mas sim de chamar a atenção para os aspectos existentes.
Se os clientes percebem pontos negativos em sua empresa isso vai lhe custar dinheiro, e isso não é bom. Por isso devem-se observar tais falhas e corrigi-los antes que percebam.
Faça o que os outros não fazem.


Capítulo 2 –Atraindo a Atenção da Mídia Sem Pagar Por Isso

Tente conseguir uma entrevista em TV ou Rádio sobre o que tem feito ou destacar diferenciais. Se você quer que a mídia saiba o que está fazendo, divulgue a sua historia de sucesso nos negócios, precisa mostrar que está aí.

Não procurem a mídia para falar de seus negócios, serviços ou produtos e sim histórias de sucesso, use o emocional e pessoal. Certifique-se de corresponder a imagem transmitida. Não finja ser o que não é.


Capítulo 3 – Usando os Próprios Clientes Para Fazer os Negócios Prosperarem Sem Gastar Um Centavo

O cliente é a melhor ferramenta de crescimento de uma empresa.

Na verdade um cliente não custa um centavo, por que você já o tem, não precisa gastar dinheiro, por que você já o tem, e se você perde você gastará dinheiro para ter outro. Ouvir os comentários de seus clientes ajuda a nortear alguns objetivos e trabalhos e contribui para acertarmos os eixos.

Se os seus clientes gostam de você e de seus produtos/serviços eles irão querer te ajudar e você pode coloca-los para divulgar sua empresa. Quando solicitados os clientes se dispõem a ajudar no que podem. Se você souber pedir, ele vai ficar feliz em colaborar e vai se sentir realizado com isso.

Nunca presuma que os clientes saibam de tudo que você oferece, mostre o que você oferece.
O cliente não é idiota, eles percebem as coisas e não podemos esquecer algo: eles têm a possibilidade de escolha.

Faça seu cliente se encantar sempre com sua empresa, como se fosse um casamento, de fato é um relacionamento.

 - Você sabe o que o cliente penso da sua empresa e dos seus serviços?
 - Você considera o cliente uma oportunidade ou um fardo?
 - Sempre escute o cliente.
 - Se você tratar bem o cliente, ele vai demonstrar grande interesse em colaborar com o crescimento de sua empresa.

Capítulo 4 – Compreender o Que o Cliente Quer Não Custa Nada

O que o cliente quer é ser ouvido e compreendido. Isso não custa nada!

Porque existem clientes insatisfeitos? Por que não damos ouvidos a eles, não cumprimos com o prometemos, ou mentimos, falha na comunicação. Ele não gosta de ser enrolado.

Satisfazer as necessidades do cliente é diferente de satisfazer seus desejos, por tanto satisfaça suas necessidades. O cliente não gira em torno de nós, somos nós que devemos girar em torno deles.

Os clientes são diferentes. Eles não são iguais, devem ser tratados de forma peculiar.
É muito importante ir além ao atendimento ao cliente. Existe concorrência em toda a parte, você sabe disso e seu cliente também.
 - Então porque ele vai se manter fiel a você?
 - Você prioriza a sua agenda ou a agenda do cliente?

Capítulo 5 – Os 3 Componentes Mais Importantes de Qualquer Empresa: Serviço, Serviço, Serviço.

 - Atendimento ao cliente deve ser uma arte.
 - Servir muito bem o cliente é a maneira mais fácil e barata de fazer os negócios crescerem.
 - Cumprimentem todos os que entrarem na sua empresa
 - Lembre-se dos nomes das pessoas e o motivo pelas quais estiveram em sua empresa
 - Ofereça algo mais
 - Dedique tempo aos clientes
 - Nunca presuma que os clientes saibam de tudo sobre a empresa
 - Compreenda que o cliente possui necessidades
 - Nunca discuta com o cliente
 - Sorria
 - Nunca humilhe um cliente
 - Não puxe o saco do cliente, trate-o da melhor forma.
 - Você cuida do seu cliente?

Capítulo 6 - De Olho nas Despesas, Todas as Semanas

As despesas podem ser um monstro que devora os lucros de suas empresas e se mal cuidadas podem afundar seus negócios.

Procure saber todas as suas despesas e procure aperfeiçoá-las de modo que economize recursos.

Renegocie com seus fornecedores os custos dos produtos dessas compras.
Compre o que necessita e não o que você quer comprar.

Capitulo 7 – Alianças Estratégicas Tem Custo Zero

Desenvolva parcerias com pessoas e empresas onde ambos vão ganhar, e isso é importante!

Ambas devem ganhar e parcerias são ótimas ferramentas de crescimento.
Se relacione com seus parceiros.

A quem você pode se aliar?

Capítulo 8 – A Formação da Empresa Está Ligada à Formação de Relacionamentos

Uma marca forte depende de relacionamentos sólidos. 

A relação se fortalece quando você coloca as necessidades do cliente em primeiro lugar.
Os clientes vivem experiências positivas todas as vezes que entram em contato com a sua empresa?

Você visa a lealdade do cliente ou pensa apenas na venda imediata?

Cuide para que cada cliente viva uma experiência que considere pessoalmente especial.

A atitude da sua equipe de funcionários reflete a sua atitude?

Você e sua equipe agem com profissionalismo em todos os contatos com os clientes?

Capítulo 9 – Peça Favores e Conselhos

Se você tem um mentor, procure aprender com ele.

Devemos receber os conselhos de bom grado, mesmo não querendo coloca-los em prática.
Selecione com cuidado as pessoas a quem vai escutar.

Procure buscar conselhos com que é bem sucedido.

Peça opinião a pessoas de outros setores para que amplie sua mente para ideias inovadoras.

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