Li e
resumi outro livro muito interessante com o título "Atitude! 3 – Como
Fazer os Negócios Prosperarem Sem Gastar Um Centavo" do autor Justin
Herald. Herald traz experiências de sua vida empresarial e conta como conseguiu
superar suas dificuldades de crescimento de sua instituição e como virou o jogo
e obteve sucesso. De forma pragmática o autor revela as ações feitas por ele e
que trouxe grandes ganhos para ele. E o melhor, ele ensina como fazer sua
empresa crescer sem gastar grandes somas!
Capítulo
1 – Descobrindo Onde Está a Diferença
·
- Nunca presuma que todos sabem, é preciso mostrar.
·
- Pós-atendimento.
·
- Elemento diferencial, destaque!
· -
Clientes destaque e/ou de referencia em seu meio use-os em seu favor e atraia
clientes.
·
- Ações simples podem produzir os melhores
resultados.
· Aspectos
“normais ou irrelevantes” para você pode ser o fator decisivo para o sucesso.
· Tente
ver a sua empresa com os olhos do cliente.
A arte
do marketing não está em descobrir métodos originais e inteligentes, está em
apontar o obvio, o que já existe! Mostre os diferenciais aparentemente normais
pra você que no dia a dia, não percebe, considerando fatos comuns. Mas mostre
de modo que as pessoas que quer atingir parem e prestem atenção.
A
expressão vender o “chiado da fritura e não a linguiça”. Não se trata de criar
novos aspectos para a empresa, mas sim de chamar a atenção para os aspectos
existentes.
Se os
clientes percebem pontos negativos em sua empresa isso vai lhe custar dinheiro,
e isso não é bom. Por isso devem-se observar tais falhas e corrigi-los antes
que percebam.
Faça o
que os outros não fazem.
Capítulo
2 –Atraindo a Atenção da Mídia Sem Pagar Por Isso
Tente
conseguir uma entrevista em TV ou Rádio sobre o que tem feito ou destacar
diferenciais. Se você quer que a mídia saiba o que está fazendo, divulgue a sua
historia de sucesso nos negócios, precisa mostrar que está aí.
Não
procurem a mídia para falar de seus negócios, serviços ou produtos e sim
histórias de sucesso, use o emocional e pessoal. Certifique-se de corresponder
a imagem transmitida. Não finja ser o que não é.
Capítulo
3 – Usando os Próprios Clientes Para Fazer os Negócios Prosperarem Sem Gastar
Um Centavo
O
cliente é a melhor ferramenta de crescimento de uma empresa.
Na
verdade um cliente não custa um centavo, por que você já o tem, não precisa
gastar dinheiro, por que você já o tem, e se você perde você gastará dinheiro
para ter outro. Ouvir os comentários de seus clientes ajuda a nortear alguns
objetivos e trabalhos e contribui para acertarmos os eixos.
Se os
seus clientes gostam de você e de seus produtos/serviços eles irão querer te
ajudar e você pode coloca-los para divulgar sua empresa. Quando solicitados os
clientes se dispõem a ajudar no que podem. Se você souber pedir, ele vai ficar
feliz em colaborar e vai se sentir realizado com isso.
Nunca
presuma que os clientes saibam de tudo que você oferece, mostre o que você
oferece.
O
cliente não é idiota, eles percebem as coisas e não podemos esquecer algo: eles
têm a possibilidade de escolha.
Faça
seu cliente se encantar sempre com sua empresa, como se fosse um casamento, de
fato é um relacionamento.
-
Você sabe o que o cliente penso da sua empresa e dos seus serviços?
-
Você considera o cliente uma oportunidade ou um fardo?
-
Sempre escute o cliente.
-
Se você tratar bem o cliente, ele vai demonstrar grande interesse em colaborar
com o crescimento de sua empresa.
Capítulo
4 – Compreender o Que o Cliente Quer Não Custa Nada
O que o
cliente quer é ser ouvido e compreendido. Isso não custa nada!
Porque
existem clientes insatisfeitos? Por que não damos ouvidos a eles, não cumprimos
com o prometemos, ou mentimos, falha na comunicação. Ele não gosta de ser
enrolado.
Satisfazer
as necessidades do cliente é diferente de satisfazer seus desejos, por tanto
satisfaça suas necessidades. O cliente não gira em torno de nós, somos nós que
devemos girar em torno deles.
Os
clientes são diferentes. Eles não são iguais, devem ser tratados de forma
peculiar.
É muito
importante ir além ao atendimento ao cliente. Existe concorrência em toda a
parte, você sabe disso e seu cliente também.
-
Então porque ele vai se manter fiel a você?
-
Você prioriza a sua agenda ou a agenda do cliente?
Capítulo
5 – Os 3 Componentes Mais Importantes de Qualquer Empresa: Serviço, Serviço,
Serviço.
-
Atendimento ao cliente deve ser uma arte.
-
Servir muito bem o cliente é a maneira mais fácil e barata de fazer os negócios
crescerem.
-
Cumprimentem todos os que entrarem na sua empresa
-
Lembre-se dos nomes das pessoas e o motivo pelas quais estiveram em sua empresa
-
Ofereça algo mais
-
Dedique tempo aos clientes
-
Nunca presuma que os clientes saibam de tudo sobre a empresa
-
Compreenda que o cliente possui necessidades
-
Nunca discuta com o cliente
-
Sorria
-
Nunca humilhe um cliente
-
Não puxe o saco do cliente, trate-o da melhor forma.
-
Você cuida do seu cliente?
Capítulo
6 - De Olho nas Despesas, Todas as Semanas
As
despesas podem ser um monstro que devora os lucros de suas empresas e se mal
cuidadas podem afundar seus negócios.
Procure
saber todas as suas despesas e procure aperfeiçoá-las de modo que economize
recursos.
Renegocie
com seus fornecedores os custos dos produtos dessas compras.
Compre
o que necessita e não o que você quer comprar.
Capitulo
7 – Alianças Estratégicas Tem Custo Zero
Desenvolva
parcerias com pessoas e empresas onde ambos vão ganhar, e isso é importante!
Ambas
devem ganhar e parcerias são ótimas ferramentas de crescimento.
Se
relacione com seus parceiros.
A quem
você pode se aliar?
Capítulo
8 – A Formação da Empresa Está Ligada à Formação de Relacionamentos
Uma
marca forte depende de relacionamentos sólidos.
A
relação se fortalece quando você coloca as necessidades do cliente em primeiro
lugar.
Os
clientes vivem experiências positivas todas as vezes que entram em contato com
a sua empresa?
Você
visa a lealdade do cliente ou pensa apenas na venda imediata?
Cuide
para que cada cliente viva uma experiência que considere pessoalmente especial.
A
atitude da sua equipe de funcionários reflete a sua atitude?
Você e
sua equipe agem com profissionalismo em todos os contatos com os clientes?
Capítulo
9 – Peça Favores e Conselhos
Se você
tem um mentor, procure aprender com ele.
Devemos
receber os conselhos de bom grado, mesmo não querendo coloca-los em prática.
Selecione
com cuidado as pessoas a quem vai escutar.
Procure
buscar conselhos com que é bem sucedido.
Peça
opinião a pessoas de outros setores para que amplie sua mente para ideias
inovadoras.
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