Achei
interessante este livro que li e resolvi resumir e compartilhar com vocês. O
livro tem como título "Faça as Escolhas Certas e
Corrija Com Rapidez as Erradas" do autor David Cottrell. Jeff Walters é um gerente sênior que já viveu dias de glória com
os brilhantes resultados que trazia para a empresa, mas agora enfrenta uma fase
difícil e pensa até em desistir de tudo. A pressão diária da chefe, a
desmotivação da equipe e a insatisfação pessoal aumentam ainda mais as dúvidas
sobre sua capacidade de liderança. Para resolver seus problemas, Jeff procura
ajuda de Tony Pearce, um experiente consultor que lhe ensina que fazer as
escolhas certas e se recuperar depressa das erradas é o caminho ideal para
manter -se bem sucedido.
Frase Chave: “ É um prazer e uma honra conversar com você”.
Frase Chave: “ É um prazer e uma honra conversar com você”.
Capítulo
1 – O Sucesso Está Além dos Obstáculos
3
Regras: Começar e terminar na hora.
Dizer a verdade.
Experimentar algo diferente.
·
Nunca faça parte de bate-papos em que os funcionários falam mal da
empresa onde você faz parte. Não culpe a empresa pelos problemas porque eles em sua maioria
foram gerados por você.
·
Se você não cumprir uma responsabilidade seja afazer ou chegar
pontual em alguma reunião você e o culpado, pois você deve se organizar ou
ligar para remarcar, você faz a sua pontualidade ou o cumprir seus
compromissos. Você e o dono da situação e não e a situação o seu dono.
·
Um líder não perde tempo em procurar os culpados ou desculpas
pelos seus erros na empresa, e sim gastar tempo para resolver o problema.
Assuma a responsabilidade! Você não foi escolhido
para ocupar um cargo e sim uma responsabilidade.
·
As escolhas afetam nosso sucesso, se tivermos mais escolhas certas
e corrigirmos com rapidez as poucas escolhas erradas teremos êxito.
·
Pessoas bem sucedidas em sua parte fazem escolhas que as outras
não gostam de fazer.
·
Meu sucesso depende da minha coragem e persistência de ir além dos
obstáculos.
·
Sou eu quem esta no comando do meu sucesso e da minha felicidade.
·
Enquanto eu não assumir total responsabilidade – qualquer que seja
ela , não serei capaz de estabelecer planos para realizar meus objetivos.
·
Meu sucesso e o resultado de fazer escolhas melhores e de me
recuperar depressa das erradas.
Capítulo
2 – Não Permita Que a Prioridade Deixe de Ser Prioridade
·
Muitas vezes as circunstâncias fazem com que perdemos as rédeas
das coisas, achando que somos prisioneiros dela, queimando apenas incêndios e
não trabalhando como deveria. É normal se sentir vítima das circunstancias, mas
ficar presos nessa armadilha nos impede de atingir nossos objetivos, não é
fácil, mas é uma escolha. O grande objetivo não é lamentar sobre os incêndios e
sim evita-los.
·
Devemos focar nossas energias e processos nas prioridades, nada
mais além dela!
·
A tendência natural é culpar a remuneração, os benefícios, a
direção da empresa, politicas de salario, mas as pessoas não costumam se
demitir por essas razões. Elas se demitem porque seu chefe não atende suas
necessidades, elas demitem as pessoas antes de se demitir da empresa, perdem a
confiança naquela que supostamente deveria liderá-las em sua maior parte.
·
A comunicação de baixo pra cima, ou seja, de você até seus
superiores é de fundamental importância, pois desse modo você obterá mais
resultados. O que é a prioridade para seu chefe? O seu superior quer que você
tenha sucesso, pois consequentemente será seu sucesso, mas se não tiver
comunicação ele não saberá como ele pode te ajudar.
·
Perguntas a ser respondidas: Qual é a minha prioridade? Porque
tenho incêndios?
·
Por não nos concentrarmos nas prioridades, acabamos gastando tempo
em coisas supérfluas, fazendo com que gere incêndios e percamos completamente
nossos objetivos.
Capítulo
3 – Fuja da Terra da Gerência
·
Tomar bastante cuidado ao contratar pessoas, pois elas podem ser o
ponto de desequilíbrio de toda uma instituição.
·
Deve orientar todos os componentes de sua instituição a modo que
se aperfeiçoem, pois assim sua empresa se aperfeiçoará.
·
Dê feedbacks.
·
Não mantenha funcionários incompetentes e negativistas, pois esses
contaminarão todos os demais colaboradores e sua empresa quebrará.
·
Seu grupo sabe a finalidade do seu trabalho? Eles sabem qual é o
objetivo, a prioridade de sua função? Dê a cada um deles uma folha em branco
para que eles escrevam o que eles sabem sobre essas duas perguntas e você
saberá a resposta.
·
Não lidere papéis, lidere pessoas!
Uma
empresa possui 3 tipos de pessoas: As superestrelas, as estrelas de
segunda grandeza e as estrelas cadentes. As superestrelas sempre são a minoria,
mas são as que tem experiência, o conhecimento e a vontade de fazer melhor, e
podem representar até 30% da produção de toda sua equipe. Elas chegaram a essa
categoria graças ao seu alto desempenho, não seja negligente com elas! O
segundo grupo geralmente é a metade do grupo, são aquelas com pouca
experiência, ou que podem ser superestrelas, ou já foram superestrelas, mas que
por alguma falta de motivação caiu de categoria, é a espinha dorsal.
O
sucesso delas depende muito de você líder, porque elas observam como você trata
as superestrelas e avaliam se compensa mesmo lutar para estar naquela classe de
pessoas. Existe também a terceira categoria também é pequena em uma
instituição, mas pode ser grande o impacto dentro da empresa. Pode ser as maçãs
podres, impedindo que outros cresçam, não alcança seus objetivos, pode criar um
ambiente negativo, destrói. É responsabilidade do líder eliminar as barreiras
que impede o sucesso do grupo. Se você sobrecarregar as superestrelas você pode
esperar que me breve não serão mais superestrelas. Deve-se verificar se o
mínimo aceitável esta dentro dos percentuais:
30%
superestrelas
50% estrelas
de segunda grandeza
20%
estrelas cadentes
Faça
uma lista de seus colaboradores e classifique-os nas 3 categorias.
Se
você der menos atribuições as estrelas cadentes, você sobrecarregará outras, e
pior as cadentes acostumarão com menos trabalho, e outras vendo que esta
sobrecarregada se desmotivará. O papel do líder é cada vez mais elevar o padrão
e não diminuir, reconhecendo e recompensando colaboradores eficientes.
O
maior fator de desmotivação de uma equipe é ter integrantes que fazem sua parte
do trabalho.
O
grande problema é investir tempo e dinheiro em pessoas que não darão retorno a
instituição. A demissão não é tarefa fácil, mas deve ser feito quando
necessário. Muitas delas é benéfica para a demitida, pois muitas vezes ela não
está na ocupação certa para ela, ou as vezes precisa de respirar novos ares.
Agora
colaboradores estrelas de segunda grandeza são imprevisíveis. Tem potencial
para ser uma das duas categorias, podem crescer ou decrescer. Seu desempenho é
crucial para o sucesso de seu grupo. Deve-se estimulá-las a querem crescer,
subir de categoria, fazerem com que desejem. Precisam ser reconhecidos,
lembrados para não pensarem que são esquecidos. As superestrelas também devem
ser lembradas pelos seus altos esforços e nunca esquecidas, senão elas
procurarão outro lugar que possam ser reconhecidas.
Após
fazer a classificação de cada um e montou a lista faça um registro de quantas
vezes você o reconheceu na semana. Devo montar um quadro para cada funcionário
de desempenho e registrar ali todo o seu desempenho quer seja bom ou mal, pois
assim terei um registro, um histórico de cada um para classifica-lo de forma
fidedigna.
O
líder precisa interagir mais com a equipe.
A
equipe quer que eu contrate bons profissionais e quer que eu demita funcionários
que não fazem sua parte.
Capítulo
4 – A Crítica Como Ferramenta de Aprendizado
·
Assuma A SUA responsabilidade!
·
A crítica é uma das melhores ferramentas que nós temos para
crescermos profissionalmente e tornar nossos pontos fracos e pontos fortes.
·
Faça feedbacks de você mesmo, peça para que seus colaboradores o
avaliem, seu superior o avaliem e agradeça sobre todos os pontos ditos sobre
você, pois assim você saberá as coisas que você precisa melhorar.
·
As críticas são palavras de pessoas que querem muitas vezes ver
você crescer.
·
O modo mais saudável de lidar com a crítica é prestar atenção a
ela.
·
Não tenha medo de avaliações.
·
Peça para que seus subordinados e também seus superiores avaliação
sobre você mesmo.
·
Concentrar-me na crítica construtiva e não pessoal.
·
Aceitar a crítica como dádiva, presente.
Capítulo
5 – A Regra “Faça o que é Certo”.
·
Desenvolver, praticar e manter a integridade!
·
Muitas pessoas confundem fazer o que é fácil com o fazer o que é
certo.
·
Pessoas podem ser superestrelas em uma área e ser estrelas
cadentes em outras.
·
Você deve fazer o que é certo independente se o mundo ou
circunstancias peçam o contrário.
·
Não há como errar quando se faz o certo.
·
Decisões que parecem não ter importância, pode se tornar
significativas.
·
Deve ser integro nas decisões, escolhas, nas normas, no todo.
·
As melhores decisões geralmente são tomadas antes de uma crise.
·
Decisões mal tomadas geram crises, e podem colocar em risco sua
integridade.
·
E todos os planejamentos de trabalho e decisões a serem tomas deve
verificar se não estimulará a criação de problemas e geração de crises,
analisar todos os prós e contras, ter um olhar a frente de suas decisões.
·
Não tomar decisões impensadas, para tentar resolver na hora, pois
você pode ter gerado outro maior. Pense antes de decidir analisando todas as
consequências do mesmo, porem com rapidez.
·
Preveja os problemas e crises e já tenha uma solução para a
resolução do mesmo. Não espera surgir o problema para depois procurar uma
solução, isso se chama incêndio. Você deve ter a solução antes mesmo do
“problema surgir”.
·
Os problemas não desaparecem, nunca desaparecem se você não
resolver da forma certa.
·
Saber o que é certo e não fazer é o pior das covardias.
·
Viver fazendo o que é certo não é tarefa fácil, exige disciplina,
empenho e coragem.
·
Muitas vezes o líder é o ultimo a saber do “problema”, e quando
ele vê, ele não demora para resolver!
·
Fazer o que é certo faz de você integro e evita que você desça
pela ladeira escorregadia que é contar uma mentirinha, que leva a outra mentira
e assim por diante.
·
Muitas vezes perder sua integridade em seu local de trabalho é
irreversível!
·
Integridade é uma das virtudes mais respeitadas e mais preciosas.
·
Quando você descobre a coisa certa, então cabe a você ter a
coragem de fazê-la.
·
Um líder precisa elaborar um plano de ação para um teste de
integridade antes que surja uma crise.
·
Um líder tem que preservar a sua integridade como se fosse o bem
mais precioso na sua vida!
Capítulo
6 – Contraste Com Rigor
Você
nunca demite uma pessoa. É ela que escolhe ser demitida, é ela que toma a
decisão. O empregador apenas coloca em prática aquilo que o colaborador próprio
tomara.
As
pessoas são os recursos mais importantes e preciosos dentro de uma organização.
O
ativo (recurso) mais importante dentro de uma empresa não são as pessoas e sim
as pessoas certas na equipe.
A
coisa mais importante numa contratação e contratar as pessoas certas! O maior
risco de uma empresa são as pessoas erradas trabalhando nelas. Se você tiver
bons profissionais, seus produtos/serviços serão melhores, caso contrario você
já sabe o que acontecerá.
Não é
ruim ser rigoroso nas entrevistas e contratações, pois assim será mais fácil
gerencias as “pessoas certas”.
Grandes
problemas do entrevistador: falta de preparo para conduzir uma entrevista,
estar emocionalmente envolvido com a entrevistada, tanto na situação da pessoa
quanto na sua emergência em preencher logo aquela vaga.
Regra
de 3 regras: entreviste pelo menos 3 candidatos aquele cargo, entreviste-os
pelo menos 3 vezes e peça que 3 pessoas entreviste seus candidatos.
Jamais
devo baixar meus padrões apenas para preencher um cargo. Vou acabar pagando
caro por isso.
Capítulo
7 – Entradas e Saídas: Como Lidar Com as Mudanças
As
mudanças são positivas, e temos a tendência de ficarmos apreensivos e receosos
com elas, não podemos ter medo do “novo”.
Umas
das grandes descobertas que o homem faz uma das grandes surpresas, é ver que
pode fazer o que temia. Henry Ford
·
Nada melhora se não mudar!
·
Se a situação mudar, não tenha medo, tenha coragem com o novo.
·
As mudanças nunca pararão de acontecer.
·
Nós mudamos
·
Saia da zona de conforto.
Primeiro:
a mudança está fora do seu controle. As pessoas não criam nem pediram que ela
acontecesse. Toda vez que sentimos que o controle nos escapa, ficamos estressados
e começamos a resistir. É uma reação natural e quanto mais rápida pudermos
transformar o desconhecido em conhecido melhor!
Segundo:
as pessoas não compreendem por que estão atravessando um período de mudança.
Sem compreender o motivo é difícil se desprender das emoções ligadas a velha
maneira de agir. É preciso compreender porque as mudanças são necessárias antes
de estar disposto a abandonar o passado. Mesmo que não concordem, irão
aceita-la com maior rapidez se souberem por que ela está ocorrendo.
Terceiro:
muitas alcançaram êxito devido às mudanças, mas que depois de alcança-lo
estaciona e não muda constantemente a partir de suas necessidades e acha que
não tem mais necessidade.
Quarto:
pessoas acham que não podem mudar. Existem pessoas que acham que não tem
capacidade de mudar e tem medo de tentar mudar.
Quinto:
as pessoas pensam que o preço que tem a pagar é maior do que a recompensa.
·
Muitas pessoas pensam que não vale o desconforto das mudanças, por
isso é importante mostrar os benefícios delas e que “realmente vale a pena”.
·
O sucesso da mudança é determinado por minha atitude em relação a
ela.
·
A mudança nos permite sair da zona de conforto e promover
melhorias.
·
As pessoas resistem a mudanças. Tenho de compreender esse fato e
ajuda-las a enfrentar o processo de mudança de maneira positiva.
Capítulo
8 – Faça Menos Tarefas Ou Realize Mais Depressa
·
Temos um grande defeito: querer fazer muitas coisas achando que o
tempo vai dar, e resultado, ficarmos tensos, frustrados por não estar
conseguindo realizar todas as tarefas e pior não realiza-las. Ou seja, é
preferível realizar menos tarefas é fazer bem feito e não se estressar ou se
comprometer a fazer tudo em menos tempo.
·
A administração do tempo é responsabilidade sua e de mais ninguém,
você é responsável em planejar de tal forma a executar todas as tarefas ou não.
Você deve assumir o controle de seu tempo.
·
Aperfeiçoe a relação trabalho x tempo.
·
Crie um roteiro de trabalho, distribua-os naquele tempo que você
tem e organize suas prioridades. (Ano, mês, semana, dia).
·
Importantíssimo é encontrar formas de encurtar tarefas, eliminar
etapas, combinar tarefas com outras de forma que ganhe tempo e cumpra com todos
os objetivos e surpreenda de forma mais do que esperado.
·
Nunca deixar nada para depois, pois assim acumula tarefas e você
se sobrecarrega.
·
Nenhum trabalho sobrecarrega ninguém, e você que não sabe
administrar tarefas x tempo.
·
Decisões erradas contribuem para perca de tempo, pois você gastará
tempo para resolver e perderá tempo que poderia ser usado para outras coisas.
·
Quais são os ladrões de seu tempo que você precisa combater todos
os dias?
·
Um dos maiores ladroes de tempo são as interrupções.
·
Gastamos nosso tempo com as atividades certas ou com erradas.
Melhores
dicas de administração do tempo segundo o principio de Pareto:
Regra
dos 80/20: Ele foi um economista que viveu no século 19 chamado Vilfredo Pareto
e descobriu que 20% da população da Itália controlava 80% da riqueza e
observou que essa regra se aplica a varias áreas. Este princípio se aplica a
varias setores do mundo dos negócios: 80% de seus resultados virão de 20% de
suas atividades, 80% de suas reclamações virão de 20% de seus clientes e assim
por diante. Este princípio se aplica também a administração do tempo.
É
dever saber quais são as atividades mais compensadoras e eliminar atividades
que produzirem menos resultados. Se você for capaz de concentrar seu tempo e
suas energias nas tarefas mais importantes, realiza-las bem e conclui-las, você
será bem sucedido, caso contrário você não obterá sucesso.
·
As pessoas tem a tendência de adiar sempre a tarefa mais
importante, a que dá mais resultados, ou seja, a mais difícil de concluir.
Resultado: fracasso.
·
Se você consegue 20 minutos ininterruptos você produzira mais do
que 60 minutos com interrupções.
·
Se você seguir essas regras, você não terá grandes problemas de
administração do tempo, não chegara tão cansado do trabalho e melhor você
administrara melhor sua vida e sua saúde.
·
Esvazie sua mesa! Deve procurar sempre enxergar a maior parte da
superfície dela. Mesa cheia reflete falta de organização do tempo e você sempre
se perderá em cima de sua mesa e você achara que tem muitas coisas a resolver e
quando percebe tem poucas coisas a resolver.
·
Tarefas semelhantes devem ser feitas de uma só vez, você ganha
tempo.
·
O ponto chave da administração do tempo chama-se: INTERRUPÇÕES.
·
Interrupções por clientes faz parte de seu trabalho e deve-se
atendê-los, porem deve verificar quais são a interrupções negativas que faz com
que você perca tempo!
·
Verifique quais são essas pessoas, ajude-as a resolver o seu
problema!
·
Agende sessões individuais.
·
Quanto mais você descansa e tira tempo para lazer e outras
atividades revigorantes você fica melhor para realizar as tarefas mais
importantes.
·
Faça um registro de duas semanas sobre como você gasta seu tempo e
você perceberá aonde você precisa melhorar.
Capítulo
9 – A Importância do Feedback e da Motivação
·
É obrigação de cada líder tornar os seus colaboradores melhores em
seus trabalho!
·
Toda pessoa tem um balde de motivação que pode encher ate
transbordar ou se esvaziar. As vezes o balde apresenta rachaduras e precisa ser
concertada. As pessoas também tem conchas que roubas agua das pessoas,
representa o cinismo, negativismo, estresse, duvidas etc. o papel do líder
e manter os baldes cheios.
·
Quatro pontos chaves para manter baldes cheios:
·
De feedbacks aos donos dos baldes, porem seja sincero, ser
especifico e não geral, e o elogio também. Quanto mais rápido por o feedback
melhor será seus resultados, quer seja bom ou ruim.
·
Deixar claro que você realmente gosta dele e de seu trabalho. Uma
das necessidades do ser humano é ser reconhecido, admirado.
·
Envolva as pessoas nas decisões importantes.
·
De ouvidos a seus funcionários eles costumam ter as melhores
ideias.
·
Seja atencioso e lembre-se de perguntar sobre a família de cada
integrante.
·
Pergunte-os sobre o seu fim de semana.
·
Envie mensagens de agradecimento aos integrantes da equipe.
·
Cartões de natal, pascoa.
·
Trate as pessoas da maneira como elas desejam ser tratadas.
·
Passe tempo com todos os integrantes da equipe.
·
Conheça as prioridades, ofereça feedbacks, reconheça um bom
trabalho, mantenha um registro de desempenho de cada funcionário.
Capítulo
10 – A Dádiva do Seu Legado
·
Sua vida é feita das atitudes que você tem, sua vida pode ser um
turbilhão ou serena, tudo vai depender de você e de suas escolhas e também da
forma como você reage as circunstancias.
·
Pessoas positivas alcançam resultados positivos. Pessoas que
trabalham com líderes positivos produzem melhor.
·
Pessoas bem sucedidas cultivam o habito do entusiasmo.
·
O entusiasmo influencia diretamente nas decisões corretas, te da
coragem frente as mudanças, ajuda a vencer os obstáculos, corre riscos, vai
mais além.
·
Pessoas medíocres gastam seu tempo e energias se lamentando, justificando
e culpando os outros pelos seus problemas.
·
Suas atitudes são controladas por você e não por outra pessoa.
·
Você colhe o que planta.
·
Saiba onde plantar.
·
Colha no tempo certo – tenha paciência para esperar o tempo certa
colher suas estimas.
·
Nada se pode fazer a respeito da colheita do ano anterior – ou
seja, não podemos alterar o que se passou, mas sim podemos alterar nosso
futuro.
·
Não se preocupe com o tempo ou com o que quer que seja – ou seja,
não perca tempo e energia se preocupando.
·
Trate a si mesmo com brandura e disciplina.
·
Seja otimista!
·
Deixe um legado! Tenha conhecimentos e transmita-os!
·
Se você cair no buraco, não reclame de vida, saia do buraco!
·
Estabeleça objetivos! São os objetivos que nos ajudam a realizar
nossas metas, nossos sonhos.
·
Faça o que é certo mesmo quando ninguém está o observando.
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