Com os novos paradigmas da
educação surgidos nos últimos anos, as mudanças ocorridas no processo de ensino
e aprendizagem trouxeram mais qualidade à educação, mas necessitando de maior
empenho dos profissionais bem como da manutenção do seu processo de formação.
Sabemos que hoje, uma graduação
não é o bastante para o exercício de uma profissão, mas que existe a
necessidade constante do profissional, seja de que classe for, se manter
atualizado sobre as novidades e mudanças ocorridas no mercado de trabalho.
Não muito distante, tínhamos uma
escola coercitiva, que feria os princípios éticos e morais, que agredia
fisicamente e moralmente os alunos através de castigos, puxões de orelhas,
orelhas de burro, xingamentos, dentre várias outras ações agressoras.
As práticas pedagógicas eram
voltadas para o ato de decorar os conteúdos, além de utilizar recursos
cansativos, como as cópias e os cadernos de caligrafia.
Com novas pesquisas na área da
psicologia da educação, o aspecto lúdico foi apontado como um dos mais
importantes para a aprendizagem, ligando-a ao prazer do aluno em aprender.
Temos também uma gama maior de
cursos de especialização, de congressos e outros onde são discutidas as
práticas educativas das últimas décadas, levando maior capacitação aos
professores.
As escolas, como entidades de
formação, também adotaram as reuniões de formação contínua, proporcionando
encontros que enriquecem o saber do profissional, melhorando as relações
afetivas e de trabalho dentro da instituição, entre professor, aluno e toda
comunidade escolar.
A preocupação em integrar família
e escola também aumentou, pois se acredita que o envolvimento dos responsáveis
no processo educativo auxilia a amenizar as dificuldades encontradas, além de
dar maior segurança para a instituição e alunos.
Dentre as maiores intenções
educativas da atualidade temos a formação humana voltada para os aspectos
sociais, de cidadania, da moral, além da apreciação da vida, dos elementos da
natureza e da formação do intelecto.
Com esses elementos agindo de
forma integrada, atingiremos a constituição e a formação do ser integral, tendo
sua inteligência voltada para o bem comum. E a escola cumpre com o seu papel de
formadora, de promotora da integridade social.
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